Escola de Governo e Gestão de Timóteo

Apresentação

Nos últimos anos, a administração pública tem passado por grandes transformações, resultantes, principalmente, do movimento de reformulação do papel do Estado. Para dar respostas às crescentes demandas da sociedade, as quais são mais complexas e oriundas de uma multiplicidade de novos atores que foram surgindo, os governos precisam encontrar novos caminhos e novas formas para funcionar melhor e a custos mais baixos. Ou seja, fazer mais com menos. Eis o grande desafio.

É neste contexto de reformas que surgem novas legislações, como exemplo a Lei 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal), e com elas a necessidade de rever os processos e modernizar a gestão pública no sentido de melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Nesse aspecto o município se apresenta como cenário onde se espera que essas mudanças se materializem mais rapidamente e com mais visibilidade, pois é no município que tudo acontece. Ou seja, O município é o ente da federação que está mais próximo do cidadão e é onde as políticas públicas são realizadas. Assim, melhorar a qualidade dos serviços públicos implica em ressignificar e dignificar a tarefa do servidor público municipal, cuja missão é servir a sociedade norteando-se sempre pelos princípios da administração pública que são: legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.

Assim, resta claro que é preciso investir na formação dos servidores públicos municipais visando a qualificação dos mesmos para que possam executar suas atividades alinhadas ao propósito da administração pública. Nesse sentido, a Escola de Governo é um programa de formação continuada dos servidores públicos que tem por finalidade possibilitar o aprimoramento de competências do servidor público com o intuito de bem prepará-lo para o desenvolvimento de suas atividades e consequente melhoria dos serviços prestados ao cidadão.

Geral:

Criar as condições necessárias para o desenvolvimento profissional, o aprimoramento de competências e a aprendizagem contínua dos servidores públicos municipais, buscando associar teoria e prática no contexto de vivência e atuação dos participantes.

Específicos:

- Disseminar o programa na instituição envolvendo as lideranças e demais servidores públicos;

- Formalizar e implantar o programa de aprendizagem continuada na instituição;

- Nomear o comitê gestor do programa na instituição;

- Formar os facilitadores e multiplicadores do programa;

- Capacitar continuamente os servidores públicos visando a ampliação da qualidade na gestão pública municipal;

- Criar espaços de interlocução e troca entre as áreas;

- Mapear e documentar os processos e a integração entre os mesmos, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias e adequação de estrutura, visando aumentar a eficiência operacional e otimização da gestão dos processos;

- Criar uma conexão entre aprendizagem e gestão do conhecimento;

- Promover oportunidades de troca de conhecimentos entre os participantes e melhoria contínua dos processos internos;

- Mapear processos da organização - Estimular a iniciativa e participação dos servidores na construção de um modelo mais eficaz de administração pública;

- promover a aplicabilidade do conhecimento à solução de problemas concretos.